De Belo Horizonte a Cabeça de Boi

Cabeça de Boi é o nome pelo qual é conhecida Santana do Rio Preto, pequena localidade situada na Serra do Cipó, e pertencente ao município de Itambé do Mato Dentro. Há várias alternativas de acesso à localidade.

Iniciamos mostrando o acesso principal, que sai de Belo Horizonte, segue pela BR-381 e pela MG-434 para Itabira e, de lá, percorre 35km de estrada de terra até Cabeça de Boi. É o trajeto com menor trecho por terra (147km ao todo. Destes, 62km são pela BR-381 e 35km são em estrada de terra).

Como muitos (bem... todos, na verdade) consideram a BR-381 muito perigosa e movimentada, especialmente em feriados como Carnaval, mostramos variantes para reduzir o trecho percorrido na BR-381..

A primeira variante é a passagem por Sabará e Caeté, e de Caeté até a BR-381. A segunda é a saída antecipada da BR-381, passando não mais por Itabira, mas por Bom Jesus do Amparo, Ipoema, Senhora do Carmo e Itambé do Mato Dentro.

GPS e Google Earth: Também deixamos disponíveis roteiros para quem tem GPS e para quem gosta de ver tudo antes no Google Earth.

Abastecimento: não custa lembrar que em Itambé do Mato Dentro tem posto Ale com gasolina e diesel.

Bem, chega de conversa mole e vamos aos roteiros.

1) Roteiro principal:

Esse roteiro tem cerca de 147km e começa no Anel Rodoviário, logo após se passar pela Av Cristiano Machado. Daí, são cerca de 60km até o trevo de Itabira. É um trevo meio diferente, você fica à esquerda e sai para o trevo. Clique aqui para ver o trevo.

Do trevo, segue-se pela MG-434 até Itabira. São cerca de 34km até a chegada a Itabira. Depois de percorrer 24km, há um outro trevo a cruzar. Veja aqui a imagem dele.

Mais 10km e se chega à entrada da cidade (de Itabira!!!). Aí, adivinha só: mais um trevo (ou pracinha, ou rotatória. Olha aqui a cara dela). Vê lá: a gente contorna o trevo (ou pracinha, ou rotatória), como se fosse retornar, e pega uma estradinha asfaltada. Não é preciso entrar em Itabira.

Por essa estradinha, roda-se uns 10km até a chegada do acesso a Itambé do Mato Dentro. Veja aqui tal o acesso.

Agora, tem jeito não, agora são 35km de terra. A estrada não é muito ruim mas, claro, se você está num carro de passeio, deverá andar devagar para poupar sua viatura. Mas não há obstáculos nem nada assim (a menos que chova. Daí, qualquer estrada de terra pode ficar ruim). Se, como eu, você estiver num veículo 4x4, a estrada será muito tranquila.

O primeiro trecho dessa estrada de terra tem 25km e vai até Itambé do Mato Dentro. Ao dirigir nessa estrada de terra, é importante ficar atendo às placas que indicam o trajeto até Itambé. Chegando a Itambé, você percorre a rua principal da cidade até um ponto em que existe uma plaquinha indicando para subir à esquerda para Cabeça de Boi. Veja aqui uma imagem da cidade. O ponto de entrar à esquerda está no topo da imagem.

Saindo de Itambé são 10km até Cabeça de Boi. A única dúvida que já tive nesse caminho foi logo após a saída de Itambé. Fique atento, tem uma plaquinha indicando que Cabeça de Boi é pela direita. Olha aqui o lugar.

Agora... agora é chegar a Cabeça de Boi. Clique aqui prá ver o lugarzinho de cima. População fixa: 60. A gente contorna a praça em torno da qual as casinhas se agrupam, e para pertim de onde tem dois bares. É isso, chegamos!

Percurso:

    1. BH => Sair pela BR-381
    2. Trevo de Itabira na BR-381 => Sair para a MG-434
    3. Segundo trevo para Itabira
    4. Rotatória na entrada de Itabira
    5. Entrada para a estrada de terra para Itambé do mato Dentro
    6. Itambé do Mato Dentro => Sair para Cabeça de Boi
    7. Chega da a Cabeça de Boi

2) Alternativa: Caeté

Pois é... o trajeto principal tem 60km pela famigerada BR-381. Isso é ruim na ida, e pode ser muito ruim na volta porque, além de tudo, ainda acontecem engarrafamentos. Uma alternativa é passar por dentro de Sabará e Caeté, cortando uns 30km da BR-381. A viagem fica mais longa: o trecho passando por Caeté tem cerca de 51km, o que aumenta o trajeto em uns 20km. A estrada é estreita, cheia de curvas e com poucos pontos de ultrapassagem. Mas é muito menos movimentada que a BR-381. Já passei por lá.

O trajeto é simples, não tem complicação. Primeiro, você se dirige a Sabará. De lá, seguir as placas de sinalização e seguir até Caeté, Agora é seguir para o trevo de acesso á BR-381. Dê uma olhada na figura aqui para ter uma visão geral do percurso. O trecho em azul é o trecho de 30km pela BR-381 que será evitado. Já em vermelho é o trecho passando por Sabará e Caeté. Em magenta (magenta, rosinha, sei lá, você decide) é o trecho da BR-381 que não será evitado.

O trecho que sobra da BR-381, e que a gente pega depois de Caeté, é de uns 32Km. Ou seja, cerca de 32km depois de tomar a BR-381, você chega ao trevo de Itabira. Daí para a frente, vale o que está escrito no roteiro principal.

Percurso:

    1. Sair para Sabará
    2. Atravessar Sabará em direção a Caeté (MG-262 => é MG e não BR!!!)
    3. Atravessar Caeté em direção à BR-381
    4. Seguir pela Br-381 por uns 32Km até o primeiro trevo de Itabira (veja detalhes desse trajeto no roteiro principal)
    5. Trevo de Itabira na BR-381 => Sair para a MG-434
    6. Segundo trevo para Itabira
    7. Rotatória na entrada de Itabira
    8. Entrada para a estrada de terra para Itambé do Mato Dentro
    9. Itambé do Mato Dentro => Sair para Cabeça de Boi
    10. Chega da a Cabeça de Boi

3) Alternativa: Bom Jesus do Amparo:

Essa alternativa aqui é mais para quem tem veículos mais resistentes, porque o trecho em terra é um pouco mais longo. A vantagem é cortar mais alguns poucos quilômetros da BR-381 e cortar uns 20km do trajeto total. O que se faz é sair da BR-381 para Bom Jesus do Amparo, cerca de 27Km após o trevo de Caeté. Daí segue-se para Ipoema, Senhora do Carmo, Itambé do Mato Dentro e, por fim, Cabeça de Boi. O trevo para Bom Jesus do Amparo, a partir da BR-381 é que é cabuloso. Você tem que ficar parado à direita da pista e esperar uma hora para poder atravessar. Olha o trevo aqui.

Percurso:

    1. Na BR-381, entre no trevo para Bom Jesus do Amparo (cerca de 27km após o trevo de Caeté)
    2. Atravessar Bom Jesus do Amparo e seguir para Ipoema (lá há um Museu do Tropeiro)
    3. Atravessar Ipoema e seguir para Senhora do Carmo
    4. Atravessar Senhora do Carmo e seguir para Itambé do Mato Dentro
    5. Atravessar Itambé e e seguir para Cabeça de Boi (veja detalhes desse trajeto no roteiro principal)

**Atualizado em 24/2/2011 às 13:05**